9 leis bizarras já propostas no Brasil

1 - É proibido usar camisinha ou se prevenir


O prefeito da cidade paranaense Bocaiúva do Sul, Élcio Berti, proibiu a venda de camisinhas e anticoncepcionais através de um decreto municipal. A lei foi revogada após 24 horas e muita confusão. Provavelmente isso tenha ocorrido pelo fato de que, havendo menos crianças, menos auxílio do governo o município receberia.

2 - É proibido escrever errado


A lei aprovada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, em Minas Gerais, no dia 2 de setembro de 1997, multa em 500 reais os donos de outdoors com erros de ortografia, regência e concordância. Para banners e faixas, a multa é de apenas 100 reais, e o infrator tem 30 dias para arrumar o erro. Haja dinheiro...

3 - Mostre a cara


Na década de 60, o prefeito Epitácio Cafeteira aprovou a lei municipal 1790/68 em São Luís, no Maranhão. Entre diversas outras medidas, ficou proibido o uso de máscaras em festas, exceto no Carnaval ou com alguma licença especial. Sua ideia era identificar os bandidos.

 4 - Recolham os animais


A vereadora Silvia Fernandes, de São João del-Rey, Minas Gerais, propôs que todos os animais sem dono deviam ser recolhidos. O critério era bem simples: se o bichinho ficasse mais de 48 horas na rua, seria levado e liberado para qualquer um que quisesse adotar, e o município não se responsabilizaria no caso de óbito ou dano ao animal. Exceto suínos, esses sim poderiam ser abatidos. Às vezes fica impossível definir quem é o irracional.

5 - Ditadura musical


Em 02 de junho de 1986, o famoso cantor e humorista Moacyr Franco propôs, na época em que trabalhou como deputado federal, limitar a reprodução de músicas estrangeiras nas rádios do país. A proibição aconteceria em determinados horários do dia.

6 - Fora de moda


Clodovil Hernandes, quando deputado, pretendia trocar o brasão das Forças Armadas: em vez do ramo de fumo ser nosso símbolo nacional, seria a cana-de-açucar.

7 - Exame de próstata obrigatório


Clodovil Hernandes também teve a ideia de fazer com que homens acima de 40 anos fossem obrigados a ter sua próstata examinada. A obrigatoriedade faria parte do exame admissional.

8 - Ovniporto


Mais curioso do que o nome, só a ideia. Depois de 4 anos vendo "coisas estranhas" no céu do município de Bocaiúva do Sul, o prefeito na época, Elci Berti, resolveu que era hora de ter o primeiro "ovniporto" do mundo. Segundo suas contas, o projeto custaria cerca de R$1.5 milhão.

9 - Sem noção


Mais uma de Bocaiúva: o prefeito Elci Berti achou melhor que homossexuais não pudessem fixar moradia na cidade dele, por não trazerem nenhum benefício às pessoas e crianças. Posteriormente, ele se redimiu dizendo estar brincando.